segunda-feira, 12 de abril de 2010

lusque-fusques

Entrar na água antes do pequeno almoço, ao nascer do dia pelo lusco fusco, é uma forma agradável de começar o dia. É uma forma de ganhar energia para o resto do dia e de abrir a pestana para a vida.  

É também a melhor forma de dizer adeus ao dia que parte nos lindos e embriagantes fins de tarde.

Na última semana de horário de Inverno caminhei para uma surfada matinal, com o sol a rasgar o horizonte e com a paisagem com vários tons de verde. O lugar, foi um dos meus favoritos para o lusco-fusco matinal... não só pelas vagas, mas acima de tudo pela paisagem luxuriante que impressiona qualquer um. 

Infelizmente este Inverno passou e fiz muitas menos matinais lusque-fusquivas do que é normal, não só por ter estado no "estaleiro" mas também por não ter um dos mais entusiastas companheiros dessas surfadas matinais por perto. O Pote (Madeira, Valter, etc.) é sem duvida um dos companheiros luscofusquivos1 que mais sinto falta, é sem duvida, um dos mais atirados surfistas que conheço desde o primeiro momento que agarrou uma prancha de surf.

Recordo com grande entusiasmo a primeira surfada do Pote no Terreiro. Segundos depois de lhe passar a prancha para a mão e de lhe dizer: Bem Pote, temos que entrar com calma! E ele, sem pestanejar: É na boa, é mesmo por aqui! E entrou a correr, primeiro que eu, com uma enorme sede  de mar. Diria que o Pote estava mesmo cheio de vontade de se fazer ao mar e começar a surfar, ainda mesmo antes de saber como. A prova é que ele anda por ai a dropar umas valentes vagas na Madeira. Uma visita está prometida!!

A vida de luscofusquivo não é fácil, começa cedo, mas é recompensadora. É difícil acordar de Inverso pelas 6 da matina para apanhar um autocarro. Mas é uma verdadeira alegria quando umas paragens mais à frente entra o amigo que não se cortou à matinal. É penoso ter que, ainda antes do nascer do sol, pedir uma boleia para a praia. Mas a vista a atravessar o rio pela manhã é única e nem todos  tem a coragem de acordar cedo para vê-la.

A todos os amigos luscofusquivos que não se cortaram ao frio da manhã e que me acompanharam nas lindas e várias matinais que vivi na vida!

Tiago Garcia, Fábio Abrantes, Rui Rebimba, João Raposeira, João (da nev), Calhi, Filipe Barata, Pampulha, Lopes, Carlos Leal, Pote, Dário Silva...

Mais hajam!!!


1- Luscofusquivos - Pessoal que curte aqueles 5, 7 minutos dos luscos-fuscos (ou arrebol, crepúsculo, lusque-fusque), pela manhãzinha ou pela tardinha, de luz antes do nascer do sol (matutinos) ou logo a seguir ao por do sol (vespertinos).

2 comentários:

  1. É sempre bom recordar e viver estes momentos tão especiais.
    Como dizes, e bem, o amor entre o dia e a noite, ou entre a noite e o dia, é um leito de magia onde sabe sempre bem estar.
    Se tivermos com quem partilhar ainda melhor. Bem haja a pica! Abraço Barata

    ResponderEliminar
  2. Oi achei esse blog e fiquei na duvida, é do Orlando??? E então? Se for um grande beijo de uma amiga do Brasil, se não...tudo bem, vou acompanhar pq é muito bonito :-)
    Lu Vital.

    ResponderEliminar

Easy Star All Stars - The Dub Side of the Moon

The Best Photos

The Best Photos
GregNoll